Tudo sobre a Opus 2020

Dia 15 de Fevereiro de 2020 – 21h

Home / Tudo sobre a Opus 2020

Tudo sobre a OPUS 2020

Veja nossa primeira entrevista no site com a produção Carpe Noctem falando sobre a OPUS 2020.

1- O que significa OPUS? 

A ideia da OPUS surgiu no final de 2017, OPUS vem do Latim significa “trabalho” “Obra” para alguns pode significar (Opera), então não poderíamos escolher um nome melhor , OPUS Music, Trabalho de Música, que é o que estamos fazendo a pouco mais de 2 anos, trazendo a cultura da música eletrônica para Minas Gerais.

2– Quando e como surgiu a OPUS?

Surgiu no final de 2017, antes mesmo de nosso evento piloto, a Carpe Noctem Private. O projeto nasceu para atender os amantes de música eletrônica, principalmente os que gostam de festas alegres, energéticas, descontraídas e com muita diversidade.

Opus: A abertura do portal 2018
Opus: A abertura do portal 2018 | Foto: CB fotografia
3- Quantas edições da OPUS foram realizadas?

Foram feitas duas edições. Em 2018 no clube Assinfra em Confins e 2019 no Arena Kart.

Opus: A abertura do portal 2018
Opus: A abertura do portal 2018 | Foto: CB fotografia
Opus: A sinfonia secreta 2019
Opus: A sinfonia secreta 2019 | Foto: Joelson Viana
3- Tem algum parceiro também idealizador do evento?

Esse evento é ideializado apenas pela Carpe Noctem Produtora, e nessa produção temos dezenas de pessoas que nos apoiam. Na produção direta da CarpeNoctem temos o Gabriel Scarpelli, Douglas Ferreiro, Frederico Folgado, Alexander Bitencourt, Vinicios Drumond, Rafael Scarpelli, e o Bernardo Brito. Além disso temos 20 comissários e um coordenador de mídias sociais, que são indispensáveis, e os colaboradores de bar, agências de Djs, e temos como parceiros fiéis as empresas Golden Produções e Serviços, Terra Maia Engenharia, Upgrade Estruturas ,Jean Geradores , Ideia Logística,o Centro de Convenções Risoleta Neves, PROAGIR, Bim Resgate, Climinas Medicina entre várias outras, um evento do porte da OPUS E Raventura music são quase 300 colaboradores para que tudo aconteça com excelência.

Opus: A sinfonia secreta 2019
Opus: A sinfonia secreta 2019 | Foto: Joelson Viana
Raventura: A Guerra Dos Tronos 2019
Raventura: A Guerra Dos Tronos 2019 | Foto: Astral pictures
4- Além dos Djs, terá mais alguma atração?

Primous Intervenções, Sereink tattoo e pintura artística com tinta neon grátis para todos do evento

TEMA DA OPUS O REINO DO ARCO-ÍRIS

1- Qual o tema do evento desse ano? 

O tema é: O Reino Arco-íris. É uma sequência das festas anteriores, onde após passar pela “Abertura do Portal (1° Edição)” e entrarem no mundo de Opus, e encontrar a “Sintonia Secreta” (2° Edição) que havia se perdido a milênios, o povo de Opus peregrina até encontrar um lugar perfeito para habitar, o Reino Arco-íris (3° Edição)

2- Como surgiu a ideia do tema?

É difícil explicar, assim como todas as ideias principais e temas, essa ideia surgiu durante uma conversa descontraída no passeio de casa, voltando de uma festa. 

Acabou que a proposta encaixou perfeitamente, conseguiríamos fazer uma festa totalmente diferente, algo que não teve na região de BH.
Mas só tivemos a certeza mesmo, após mostrar para alguns amigos, que além disso mostraram o tanto que seria impactante no tema “diversidade”.

Hoje em nossas festas, temos todos os tipos de pessoas que nos seguem e acompanham, e que nos apoiam. Homens, mulheres, trans, pobres, ricos, de todas as profissões, de todas as religiões, de todas as cores, e quando estão lá dentro, são todos iguais, estão todos festejando e se divertindo.
Muitos que estão lá, não tem esse momento novamente, mas na rave, que muitas vezes é mal vista conseguem igualdade, felicidade e liberdade. Acabou que virou um tapa na cara da sociedade, o tema perfeito.

LOCAL

1- Onde é o espaço?

 Dessa vez Vespasiano receberá nosso espetáculo. Será no Centro de Convenções Risoleta Neves, 30 min do centro de BH.

2- Quais as acomodações?

 O local está preparado para receber até 7500 pessoas. Teremos banheiros, área de alimentação para 800 pessoas, Chillout que consegue atender mais de 800 pessoas descansando, bares e um excelente Danceflow.

3- O local do evento passou por alguma mudança para receber o evento? 

Sim, uma parte naturalmente, após um período grande de seca, que teve no período da última festa (Raventura), o chão está gramadinho e as árvores cheias e verdes. Muita sombra e local para descansar.

Além disso estamos removendo o excesso de pedras e tampando os furos e buracos de festas anteriores.
Nessa mesma pista montaremos uma tenda de 55×55 m², vai cobrir a pista de lado a lado, bem alta e colorida, pronta para receber todo o público sem ninguém ficar no sol.

4 – Haverá camping? Área específica para descanso? 

Infelizmente não poderemos liberar Camping por motivos de segurança, mas nossa área de descanso será bem preparada para acomodar a todos. Também contaremos com um guarda volumes a um preço justo para quem quiser ficar despreocupado com as mochilas. Quem quiser se alimentar também não vai passar aperto, vamos montar uma tenda de 600m², a prova dágua, para que o momento da refeição seja perfeito.

Veja o vídeo que ilustra a estrutura da OPUS – O reino do arco íris 2020:

 

DECORAÇÃO

1- Quem são os criadores do palco?

É do grande artista plástico Eddie, da empresa Industu@rt. Ele é responsável pela criação de grandes projetos em BH, e também foi o criador do palco da Raventura.

Palco Opus - O reino do arco íris
Palco Opus – O reino do arco íris

Vai ter projeção? Se sim qual será a empresa responsável?

Teremos como projeção mapeada no palco o VJ Flame Matheus França, com projeção ocupando 100% do palco e das torres de som e mais uma surpresa para quem for no evento.

2- De quem será o projeto responsável pela tenda?

Uma das maiores empresas do Brasil, referência em tendas, Visual Collors que tem como responsáveis a Thais, Ohana , Hugo e Marcus. Um projeto magnífico cheio de cor e inédito, combinando bastante com o palco.

Tenda: Visual collors
Tenda: Visual collors | Foto: Joelson Viana

Tenda: Visual collors
Tenda: Visual collors | Joelson Viana
Quem será responsável pelo Som?

Indicada para vários prêmios, e tem uma das melhores tecnologias sonoras do Mundo. Representada pelos sócios Fabio Abujanra e Elder Arruda Bächtold, teremos como SoundSystem as novas PowerBass.

Powerbass
Powerbass

PRODUÇÃO

1- Vocês já trabalhavam com produção de eventos antes, antes de atuar na cena trance?

Sim, os três sócios antes mesmo de trabalhar juntos já atuaram em eventos, de funk, sertanejo, rock, mas pararam no eletrônico que é a verdadeira paixão.

2- Como surgiu a ideia de montar a produtora nesse seguimento da cena trance?

Desde 2010 Gabriel (Scarpelli), Douglas (Taeshin) e Vinicios (Shao) frequentavam eventos de música eletrônica juntos e sempre gostaram do estilo musical. Em 2016 Gabriel (Scarpelli) abriu uma casa de eventos a “Casa do Pai” onde sediaram warm-ups e afters e desde então começou a fazer eventos de música eletrônica no local, foi quando teve a ideia de fazer o seu próprio evento e decidiu fundar a produtora Carpe Noctem. Convidou Douglas (Taeshin) e Vinicios (Shao) para fazer parte e em uma praça conheceram o Frederico (Freddy) que durante uma conversa ficaram sabendo que o mesmo também queria abrir uma produtora. Depois de muita conversa viram que estavam na mesma sintonia e com as mesmas ideias, então decidiram fundar a Carpe Noctem e dali tudo começou. Um ano depois conheceram o Alexander (Alex) que era comissário e viraram amigos logo de cara, e pelo desempenho e mostrando que queria somar foi convidado para fazer parte da equipe também. E por último o mais novo integrante Rafael que é irmão de Gabriel se juntou a produtora terminando de completar a equipe Carpe Noctem.

Opus: A sinfonia secreta 2019 | Foto: Astral Pictures
Opus: A sinfonia secreta 2019 | Foto: Astral Pictures
Opus A sinfonia secreta 2019 | Foto Joelson Viana
Foto: Joelson Viana
Opus A sinfonia secreta 2019 | Foto Gabriela Gomes
Carpe Noctem 2017 | Foto: Gabriela Gomes

 
Com muito carinho a Universo do Trance criou uma playlist para você já entrar no clima na OPUS – O Reino do Arco-Íris:
 

Converse com o Universo
Mostrar
Ocultar